Com mais de 30 anos de funcionamento e nenhuma reforma, anexo da EMEF João Paulo Sobrinho foi escolhido para ser beneficiado no Dia do Voluntariado 2017
Cento e vinte e dois alunos, de seis a 10 anos, receberam um estímulo a mais para estudar. É que o anexo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Paulo Sobrinho, localizado em Nova Bethânia, foi totalmente reformado por voluntários da Termelétrica Viana – Tevisa.
Todo ano, funcionários da empresa participam do projeto que tem por objetivo ajudar uma instituição da área de influência do empreendimento e ressaltar a importância do trabalho voluntário. Além disso, a ação também visa mostrar à comunidade que ela deve cuidar e promover constantemente melhorias em seu espaço.
A escolha pela reforma no anexo da escola foi unânime, já que o local atende estudantes há mais de 30 anos e nunca havia sido restaurado. “A situação era precária. Revitalizamos toda a área verde, fizemos a pintura interna e externa, consertamos o telhado e ampliamos a área coberta do refeitório”, comemora Marlene Ferreira Gabriel, técnica de Meio Ambiente da Tevisa, que participou da ação.
Também foi fixada uma placa com a identificação da escola; os banheiros foram reformados; cortinas e prateleiras foram instalados; e foi construída uma central de gerenciamento de resíduos, para que os alunos possam trabalhar o projeto de segregação dos resíduos seco e úmido, desenvolvido pela instituição.
Para a pedagoga da EMEF, Marlene Pereira Ramos, a reforma foi de grande importância. “Os alunos estão muito mais motivados a estudar. Eles cuidam do espaço e não deixam ninguém pisar na grama. O sentimento é de que as dificuldades foram superadas”, afirma.
Ela destaca a construção de uma rampa de acesso. “Temos uma única aluna que utiliza cadeira de rodas e, para as crianças, a rampa foi instalada para ela. Por conta disso, a estrutura recebeu o apelido de ‘rampa da Vitória’”, conta.