Um ano em que todos os brasileiros tiveram que se unir para enfrentar duas crises. A maior delas, o avanço da pandemia de Covid-19, que exigiu rígidos protocolos e afastamento social, trouxe perdas de entes queridos a milhares de famílias no mundo, e danos à saúde mental de uma grande parcela da humanidade. Além de uma crise hídrica no país nos anos de 2021, que também se tornou um desafio.
Atendendo ao despacho do Operador Nacional do Sistema (ONS), a UTE Viana manteve a geração de energia de forma ininterrupta em 2021. Foram mais de 1.100 mil MWh, o equivalente ao suprimento de energia necessário para 510.000 residências.
Como o home office não era uma opção para a execução das operações da usina, critérios de segurança contra a Covid foram reforçados, campanhas internas que trabalham a importância da imunização para a saúde individual e coletiva, palestras e diálogos sobre o tema foram intensificados e todos foram incentivados a se vacinar. Foi feito ainda um trabalho de mapeamento do avanço da vacinação junto aos funcionários. O levantamento atual demonstra que 100% da equipe concluiu 2021 vacinada com duas doses.
Foi o ano do projeto da estufa para germinação de sementes de Ipês virar realidade. O Viveiro Educador, destinado à educação e conscientização ambiental, foi montado e iniciou a produção das mudas que serão usadas na composição da cortina vegetal e para a doação para projetos de educação ambiental na comunidade. Além disso, criada para trabalhar educação ambiental, a horta orgânica na área verde da Tevisa ganhou um protagonismo diferente na vida dos idosos do Instituto Lar Família Feliz, entidade sem fins lucrativos que trabalha com acolhimento, em Viana. Com a boa colheita, foi possível ofertar e compartilhar as hortaliças frescas.
Toda a empresa também participou de uma campanha interna de conscientização que recebeu o nome “Desplastifique. Não descarte essa ideia”, que abordou o consumo, o descarte de plástico e os impactos para o meio ambiente e a vida humana. Funcionários e colaboradores receberam um kit com itens não descartáveis, como sacola retornável, canudos e copo, e bucha vegetal, e os escritórios foram desafiados a diminuir o descarte de resíduos.
A Tevisa ainda terminou o ano com um projeto vencedor no primeiro Procedimento Competitivo Simplificado (PCS) para a contratação emergencial de energia de reserva, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e iniciou as obras para a ampliação, que levará a 21,4% de acréscimo em relação aos 174,6 MW atualmente licenciados, instalando mais 4 novas unidades geradoras que utilizam gás natural como combustível. Também foi vitoriosa no leilão para contratação de reserva de capacidade de geração de energia no Brasil, em que um novo contrato estendeu o período de operação da UTE Viana até 2041.
Coroando 2021, a Tevisa conquistou, pela quarta vez, a certificação Great Place To Work (GPTW) 2021, sendo reconhecida como um dos melhores lugares para trabalhar, avaliando o clima interno e as ações voltadas para uma cultura corporativa saudável.
Publicado em 31/01/2022
Publicado por KICk