Estufa montada, sementes de Ipês separadas e, em uma data simbólica, o Dia da Árvore, a Tevisa dá início aos cuidados para germinação das primeiras mudas do Viveiro Educador, destinado a educação e conscientização ambiental.
Além dos Ipês, diversas outras espécies nativas serão cultivadas a partir das sementes de árvores já existentes no local, o objetivo é utilizar as mudas na composição da cortina vegetal e promover, no futuro próximo, a doação para projetos de educação ambiental na comunidade.
“Essa semana terminamos a montagem do primeiro viveiro, que possui 12 metros quadrados. Fizemos a primeira coleta de sementes de Ipês retiradas das bagas secas da própria árvore na nossa área verde e começamos a cuidar da germinação, que deve ocorrer entre 10 a 12 dias. Acredito que estarão prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. Em 2 anos, essas árvores devem estar com aproximadamente 3 metros”, comemora a técnica e Meio Ambiente da Tevisa, Marlene Ferreira Gabriel.
A germinação escolhida foi a que utiliza a técnica de colocar a semente em um recipiente com água por cerca de 48 horas. Nesse tempo, já é possível ver o processo, uma pequena raiz brotando, em boa parte da amostra e, na sequência, levá-la aos tubos de plantio. A previsão é de que até o fim do ano já devem ter sido produzidas, e estarem em processo de desenvolvimento na estufa, cerca de 100 mudas de Ipê.
“Os Ipês são muito famosos por sua floração, que é lindíssima, e dão um espetáculo uma vez por ano, comumente entre julho e setembro, dependendo da cor. Mas, são espécies muito importantes também na recuperação de áreas, possuem crescimento moderado e raízes profundas e atraem muitas espécies de aves”, alerta.
O Dia da Árvore
O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, no Brasil, marcando o período de início da primavera no país. O principal objetivo é promover a conscientização sobre a importância da preservação e conservação das florestas. A data foi estabelecida pelo Decreto-Lei 55.795, assinado pelo Presidente Castelo Branco, no inicio do período militar, em 24 de fevereiro de 1965.
Você sabia?
O nome ipê origina-se da língua indígena tupi e significa casca dura.