Sustentabilidade

“É nosso propósito cuidar dos acionistas, dos nossos colaboradores e também do planeta, gerando valor e visando a perenidade da companhia.”

— Marcelo Oliveira – CEO

Programas de Comunicação Social e Educação Ambiental

O atendimento dos programas ambientais é uma demanda do Licenciamento Ambiental Federal (IBAMA). Prevenir, mitigar ou compensar são premissas básicas para assegurar a manutenção da qualidade ambiental da região afetada pelo empreendimento, bem como, evitar interferências das diversas etapas da obra na qualidade de vida da população atingida e zelando pelo seu bem estar.

Conheça nossos programas de Comunicação Social e Educação Ambiental:

Pequeno Guarda Parque:

Atendendo à condicionante, nosso principal programa de Comunicação Social e Educação Ambiental comunitária é o Programa Pequeno Guarda-Parque. Voltado para a Educação Ambiental no Ensino Formal, é desenvolvido pela Tevisa em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente do município.

A TEVISA, desde sua implantação, mantém uma relação produtiva com a Prefeitura Municipal de Viana, em especial com a Secretaria de Educação e Meio Ambiente, com parceria em diversas ações, inclusive na construção da Política Municipal de Educação Ambiental, publicada em 2021. 

A elaboração do Programa Pequeno Guarda-parque para o município de Viana vem ao encontro de todas as ações realizadas em conjunto. Trata-se de uma ferramenta de educação ambiental com foco em áreas naturais do município, nos recursos naturais e patrimônio histórico, foi um marco com foco em nossas diretrizes de responsabilidade social e ambiental.

Desde 2021, o projeto tem sido desenvolvido em parceria com a TEVISA, no município de Viana, ampliando seu foco para além das áreas protegidas e abrangendo também os aspectos naturais, históricos e culturais do município. Sempre conjunto com os Técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Meio Ambiente, que auxiliaram na estruturação da publicação e na definição das temáticas abordadas.

O Programa Pequeno Guarda-parque é um projeto desenvolvido em parceria com a Editora Naturalistas LTDA, que atua desde 2018 e lançou o primeiro volume em 2019 no Arquipélago de Fernando de Noronha – Estado de Pernambuco. Imagens dessa etapa podem ser encontradas no perfil @pequeno_guarda_parque.

Viveiro Educador

Demonstrando o compromisso contínuo com a educação ambiental, a TEVISA criou o Viveiro Educador em 2021 e planeja estruturá-lo para promover atividades com a comunidade local. Esse espaço tem como objetivo primordial incentivar ações de conscientização sobre o meio ambiente e promover a importância da conservação da biodiversidade.

 O Viveiro Educador encontra-se em uma área próxima à horta orgânica da Tevisa, ocupando uma estufa de 12 metros quadrados dentro do terreno da usina. A iniciativa teve início com o uso de sementes de árvores nativas coletadas na própria área verde da empresa, com especial destaque para a espécie de ipê. Graças a essa ação, centenas de mudas foram cultivadas, sendo algumas doadas e outras destinadas ao projeto de reflorestamento do entorno da usina.

Controles e monitoramentos

O controle das emissões atmosféricas

Além do monitoramento das emissões atmosféricas em suas chaminés, a empresa realiza o acompanhamento dos níveis da qualidade do ar na sua área de influência, utilizando para isso uma estação automática de monitoramento.

As emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) são contabilizadas utilizando a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol. Este protocolo considera fatores de emissão padrão de GEE, que refletem a média das emissões das atividades de um mesmo segmento. 

Em relação às emissões de gases de efeito estufa, vale destacar que ainda não existe regulamentação específica que estabeleça limites ou metas a serem observados, entretanto, a Tevisa utiliza equipamentos com alta eficiência energética e busca a melhoria contínua em seus processos visando a redução dos impactos de suas emissões.

Monitoramento dos Níveis de Pressão Sonora

A Tevisa realiza o acompanhamento dos níveis de pressão sonora, também conhecidos como níveis de ruído, na área de influência direta de suas operações, por meio de uma estação automática de monitoramento, conforme exigido pelo órgão ambiental. Essa estação está estrategicamente localizada na comunidade de Areinha, sendo o ponto mais próximo à área da Tevisa. Os níveis de ruído são medidos e registrados de forma contínua, gerando informações essenciais para verificar o cumprimento da legislação vigente.

Os resultados obtidos demonstram que as operações da empresa estão em conformidade com os critérios estabelecidos pela norma técnica NBR ABNT 10.151:2019. Além disso, é importante ressaltar que a Tevisa oferece um canal gratuito para o recebimento de reclamações. Caso haja reclamações, mesmo que a empresa atenda aos critérios estabelecidos, um processo investigatório é conduzido para apurar a origem do problema e, se necessário, são implementadas ações de controle.

A Tevisa reafirma seu compromisso em manter os níveis de ruído em conformidade com as normas e regulamentações aplicáveis, visando minimizar o impacto sonoro em seu entorno e preservar o bem-estar da comunidade. O monitoramento contínuo e a disposição para ouvir e solucionar eventuais problemas reforçam o compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental e o respeito ao bem-estar das pessoas.

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.