Em operação desde outubro, após despacho dado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em caráter extraordinário e emergencial, a Usina Termelétrica Viana S.A (Tevisa) continua com potência máxima de geração para reduzir o risco de falta de energia elétrica no país.
A expectativa é de que a Usina, que já foi despachada por ‘Garantia Energética’ (GE) 5 vezes nos últimos 8 anos, mantenha todos os motores ligados, com entrega de 174,6 MW para o Sistema Interligado Nacional (SIN), em dezembro desse ano ou até que se observe a recuperação dos reservatórios das usinas hidroelétricas.
Enquanto opera, monitoramentos contínuos ambientais estão sendo feitos, como por exemplo o de emissões de ruído, para garantir a manutenção do cumprimentos dos padrões e limites legais.
As medições de ruído são realizadas a uma distância de aproximadamente 600 metros entre ponto de medição e instalações da UTE Viana. O equipamento opera 24h, está instalado na comunidade de Areinha e indica que estão sendo respeitados os limites de referência nacional (Norma Federal ABNT NBR 10.151:2019), de 60 dB para período diurno e 55 dB para o período noturno.
A TEVISA opera no Distrito Industrial do município de Viana (ES), gerando energia a partir de equipamentos movidos a óleo combustível.
(Publicado em: 24/11/2020)