Dia Mundial da Água, faça sua parte!

Responsável por 70% da superfície da Terra, a água é o recurso natural mais valioso para a existência da vida no planeta. Apesar desse grande volume que está disponível, apenas 0,77% é próprio para consumo humano, o restante está praticamente inacessível, ou pela profundidade dos lençóis freáticos, enquanto por outro lado uma parte dos mares e oceanos, ou seja água salgada.

Um dos agravantes que devem ser destacados quanto ao volume de água disponível para consumo é a ação do homem, que na maioria das vezes causa a poluição principalmente da água doce, o que dificulta a preservação dos ambientes aquáticos, interferindo diretamente na vida da fauna e da flora existente no planeta.

Pensando em uma solução as Organizações das Nações Unidas (ONU), em 22 de março de 1992, instituiu o Dia Mundial da Água, que todos os anos ressalta a conscientização da preservação de um bem limitado que está ao acesso de todos.

Aumento da poluição em águas capixabas

Dados levantados pela Companhia Espírito-Santense (Cesan) apontam que só no Espírito Santo cerca de 27 mil vazamentos de esgoto provocaram distúrbios na vida marinha, nos últimos anos. São centenas de litros de dejetos que são lançados ao mar diariamente, por conta de ligações de esgoto irregulares feitas por empresas e residências.

“Vazamentos que acontecem em ruas são falhas na rede devido ao uso inadequado que é feito na rede de esgoto. Essa rede não deve receber óleo, pedras, madeiras e demais objetos poluentes. Existem também os esgotos clandestinos que são feitos, o que polui ainda mais a rede. Para tentar resolver esses problemas e impedir que o mar seja afetado, a Cesan tem trabalho na conscientização ambiental das pessoas para diminuir essas ocorrências”, ressalta a gerente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Fabiana Raposo.

Intervenções em Viana

Visando uma melhora nesse problema constante, no começo deste ano a Cesan investiu na conscientização, tanto de consumo , quanto da importância da ligação de casas a rede de  tratamento de esgoto, que está sendo ampliada nas comunidades de Viana.

Esta programação está feita em paralelo às obras de ampliação do sistema de tratamento de esgoto. Desde o começo de janeiro, líderes comunitários juntamente com representantes da Cesan, tem promovido discussões sobre o andamento do projeto que visa a melhoria do saneamento da cidade.

A Cesan ainda ressalta que esse é mais um passo da empresa rumo à universalização do saneamento básico no Estado. As obras devem durar um ano com previsão de que sejam concluídas em janeiro de 2020. A medida vai trazer benefícios para a saúde da população, melhorando a qualidade de vida, além de ajudar na preservação de rios.

Como podemos ajudar?

Infelizmente mesmo com o projeto de redução de poluentes aquáticos, o Brasil ainda está em situação de alerta segundo a Fundação SOS Mata Atlântica. O mesmo estudo ainda aponta que o Rio Doce, que também corre em boa parte do território capixaba, está com 88,9% de suas águas poluídas.

Por isso é importante o apoio da população na hora do combate ao desperdício e também da poluição do mares e rios tanto no estado, quanto em todo o país. Ações como fechar as torneiras na hora de lavar a roupa, escovar os dentes, lavar a louça, assim como também reduzir o tempo de banho, são atitudes que podem reduzir e muito o desperdício de água.

Evite poluentes:

  • Não descarte o óleo de cozinha no ralo;
  • Evite o uso de pesticidas ou herbicidas nas plantas;
  • Jogue o lixo sempre em local adequado e amarre bem os sacos antes de pôr na lixeira;
  • Não jogue nenhum tipo de material, como sacolinhas plásticas e embalagens, em rios, lagos e mares;
  • Use menos produtos químicos para limpar a casa. Opte por produtos biodegradáveis.

Compartilhe

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.