Um grupo de trabalho com especialistas em Educação Ambiental, que envolve a Tevisa e a Prefeitura Municipal de Viana, iniciou essa semana um plano de ações para um programa que visa ampliar a percepção da comunidade local sobre a existência do Parque Natural Municipal Rota das Garças (PNMRG).
Lauro Narciso, biólogo e educador ambiental, é consultor da Tevisa e faz parte do comitê que está idealizando as atividades. Segundo ele, este será um passo importante na consolidação da Unidade de Conservação (UC) perante às comunidades do entorno.
“É a primeira UC do município de Viana, porém, poucos sabem da existência desse Parque e os serviços ambientais que presta! Nossa meta é trazer a comunidade como apoiadora desse espaço público voltado para a conservação”, lembra.
Lauro também explica que dentro das etapas desse trabalho, o ponto inicial será a descoberta do Parque pela comunidade, mas a ideia é ir além. Ele destaca que o fomento do Rota das Garças é um trabalho que já vem de anos, e ainda há muito o que fazer.
“Mostrar que o Parque existe; conscientizar sobre os serviços ambientais como água, contenção de encostas, conforto paisagístico, microclima etc; garantir o acesso e a utilização do espaço como ferramenta pedagógica para o ensino formal e experiências sensoriais, com uma população consciente e aliada de sua preservação”, pontua o biólogo.
De acordo com a gerente de Meio Ambiente da Tevisa, Rafaela Pizaneschi, a parceria entre a Tevisa e o Rota das Garças vem desde 2011, na sua implantação, com o direcionamento da compensação ambiental ligada ao licenciamento da Usina, que proporcionou a construção do Centro de Visitantes.
“Desde então, ano após ano, temos buscado fomentar essa parceria com as instituições públicas e apoiar as ações no Parque. Posso citar a elaboração, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Viana e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), do Projeto Político Pedagógico, em 2014. Depois, veio o apoio ao “Programa Pequeno Guarda-parque” como uma ferramenta de educação ambiental, entre outros. O objetivo é manter apoio técnico ao Programa Municipal de Educação Ambiental de Viana e dar esse importante retorno socioambiental”, declara a gerente.
Você sabia?
O Parque Natural Rota das Garças foi criado por meio do Decreto Municipal n°. 023, de 21 de fevereiro de 2002 e sua área é de aproximadamente 400.000,00 m2.
O nome ‘Rota das Garças’ foi inspirado no ir e vir das aves que migram para o município diariamente onde se alimentam à beira dos lagos, rios e várzeas e nas fazendas da região.
(Publicado em: 28/05/2021)