As UTE´s

A tecnologia utilizada pelas usinas da Tevisa, UTE Viana e UTE Viana 1, é a mesma empregada em diversos países da Europa, América do Norte, Oriente Médio e em destinos turísticos como as Ilhas do Caribe, entre outros. 

  • A UTE Viana, com 174,6 MW de potência instalada, utiliza óleo combustível com baixo teor de enxofre (OCB1) como combustível e opera sob demanda do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 
  • A UTE Viana 1, com 37,5 MW de potência instalada, utiliza o gás natural como insumo energético. A UTE Viana 1 entrou em operação em julho de 2022, e trabalhará de forma ininterrupta até dezembro de 2025, conforme condições estabelecidas no contrato com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A capacidade instalada atual é de 212 MW, sendo 174,6 MW com consumo de 1.072.000 GJ de óleo combustível Tipo B1 (OCB1) e 37,7 MW a gás, com consumo mensal de 206.696 GJ de gás natural, o suficiente para abastecer cerca de 760 mil residências com consumo médio de 200 kWh/mês. A conexão é feita na subestação SE Viana I de Furnas, parte do Sistema Interligado Nacional, através de uma linha de transmissão de aproximadamente 950 metros de extensão, em 345 kV .

O fornecedor responsável pelos equipamentos da planta de geração é a Wärtsilä, uma empresa de origem finlandesa, líder global em avançadas tecnologias para mercados marítimos e de geração de energia, que desempenha um papel central no fornecimento de soluções sustentáveis para esses segmentos. Essa organização atua no Brasil desde 1990, com escritório matriz no Rio de Janeiro. A empresa possui código de conduta, com políticas bem definidas de compliance, ética e anticorrupção e apresenta, anualmente, relatórios de sustentabilidade.

O combustível OCB1 utilizado pela UTE Viana é comprado da Vibra Energia (antiga BR Distribuidora), empresa de capital aberto, com diversas certificações ESG, tais como ISE B3, ICO2 B3, FTSE4Good e  Sustainability Yearbook 2022 (S&P Global). A companhia possui políticas estruturadas e publicações de Relatórios de Sustentabilidade Anual conforme as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

O gás natural é fornecido pela Petrobras, uma das maiores empresas de petróleo e gás do mundo, com normas e diretrizes claras e com publicação anual do Relatório de Sustentabilidade nos padrões GRI e cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil.   Já a distribuição dá-se por via de contrato com a ES Gás.

As plantas foram construídas sobre uma área de 200 mil metros quadrados a 62 metros de altitude sobre o nível do mar, em região com temperatura ambiente média em torno de 24,2°C e nível de umidade de 70%, a 50 km de distância do terminal de suprimento de combustíveis da BR Distribuidora e a 26 km do Porto de Vitória – um dos mais importantes terminais marítimos do Brasil.

O acesso terrestre às instalações é realizado a partir de duas rodovias federais, a BR 262 e a BR 101.

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.