Você sabe como é feita a distribuição da energia elétrica até ela chegar na sua casa, na escola do seu filho ou nas lojas do seu bairro? Para que a eletricidade chegue até você, ela precisa percorrer uma grande distância, já que a maior parte das usinas geradoras de energia no Brasil fica em locais distantes dos grandes centros urbanos e das principais capitais do país, que são os maiores consumidores. Por isso, para atender a grande demanda, foi necessária a criação de um sistema de distribuição.
Depois de ser gerada, a energia elétrica é enviada diretamente para o Sistema Integrado Nacional, o SIN, que é quem coordena e controla toda produção, transmissão e distribuição de energia elétrica do Brasil. Essa energia é transportada até o consumidor final por meio de cabos fixados em torres de metal ou por meio de vias subterrâneas, criando, assim, redes de transmissão.
(torre de energia elétrica)
Para evitar que aconteça desperdício de eletricidade durante o percurso até o consumidor final, a energia elétrica passa por transformadores que aumentam e diminuem a tensão de acordo com a necessidade, da forma mais segura e adequada para cada local. As redes de distribuição de energia elétrica no Brasil podem ser divididas em três linhas, de acordo com o nível de tensão de suas operações: alta, média e baixa, cada uma ideal para determinada necessidade de uso, como casas, comércios e indústrias.
Para que esse sistema de transmissão de energia funcione corretamente, é preciso muito cuidado e seguir algumas recomendações:
– Não suba nas torres
– Não faça queimada nas proximidades da linha de transmissão
– Evite permanecer próximo à linha de transmissão em dias chuvosos
– Não utilize cercas eletrificadas próximo às torres
– Não construa nenhum tipo de moradia
– Evite instalar sistema de irrigação em regiões que tenham torres
– Não solte balão e nem empine pipas perto das linhas de transmissão