Pequeno Guarda-Parque: programa da Tevisa capacita mais 85 professores para ensinar preservação a alunos

Cultivar conhecimento ajuda a preservar a natureza e prepara o terreno para a conscientização das novas gerações. Ciente de que essa é uma premissa sólida e eficaz para as boas práticas, a Tevisa deu mais um passo importante no projeto Pequeno Guarda-Parque (PGP), um programa de educação socioambiental da empresa. Uma nova turma de professores da rede municipal de Viana recebeu capacitação neste segundo semestre.

Oitenta e cinco docentes, de 24 escolas, participaram da oficina preparatória promovida no último dia 31 de agosto, a fim de aplicarem para 3 mil alunos o conteúdo da caderneta de campo da ação. Quem conduziu o treinamento foi o biólogo e educador ambiental Lauro da Cunha Narciso, autor do conteúdo do projeto e Tereza Pinto consultora de Meio Ambiente da Tevisa.

Os educadores tiveram acesso a instruções trazidas pela oficina de fotografia orgânica, atividade de separação de resíduos, oficina de bombom de semente e orientações para a realização do diagnóstico no entorno da escola.

Idealizado em 2021 e implementado em 2022, o Pequeno Guarda-Parque é uma potente ferramenta que trabalha questões ligadas a recursos naturais, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – lançados pela ONU –, descarte correto de resíduos, recursos hídricos, patrimônio cultural, educação e meio ambiente, abarcando um conjunto de informações para a formação das novas gerações quanto ao respeito ao planeta e à vida em sociedade baseada no compromisso com fauna, flora e comunidade.

O programa incentiva o indivíduo a se tornar, como o próprio nome sugere, um pequeno guarda-parque, ensinando a defender e conservar os recursos naturais. Sua implementação é também uma condicionante ambiental que a empresa cumpre na sua licença de Operação.

 

 

Encontro também em julho

Esta foi a segunda capacitação do ano para os docentes, tendo sido focada no campo prático. A primeira ocorreu em 6 de julho, com uma abordagem mais teórica, destacou a consultora da área de Educação Ambiental e Comunicação Social da Tevisa, Tereza Pinto. Ela elencou os conteúdos apresentados ao grupo de educadores: percepção ambiental, plano de ensino, relato de experiências, habilidades e competências referentes ao PGP e uso da plataforma do programa. A esse encontro inicial, estiveram presentes também 85 professores das 24 escolas participantes do programa, além da área pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Viana.

“Depois da formação, os professores trabalham o material didático com os alunos, adequando as atividades propostas com o conteúdo do Plano Político Pedagógico realizado nas escolas. Os educadores são mobilizados para realização de projetos com os alunos. O material didático é apenas um instrumento para o fim, que é a execução de projetos nas escolas”, salientou Tereza.

Durante as dinâmicas propostas, os estudantes fazem visitas ao Parque Natural Rota das Garças, em Viana Sede, para conhecer histórias encantadoras sobre a natureza e se tornarem protetores do meio ambiente. Eles também são levados para passeios a monumentos históricos do município.

Um pouco de história

Originalmente, o PGP foi lançado em 2019 no Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, atendendo crianças e jovens, residentes e visitantes do Parque Nacional Marinho.

Em julho de 2022, o material foi lançado pela Tevisa, em parceria com a Prefeitura de Viana, e passou a ser parte do conteúdo programático e pedagógico das escolas da rede pública de ensino.

“A Secretaria de Educação quer que o nosso projeto abranja a rede municipal por completo, para além do entorno da usina. Isso mostra a relevância do PGP, um programa que inspira e está alinhado ao nosso papel social de colaborar para um mundo melhor, para o hoje e para o amanhã”, pontuou Tereza.

São, no total, 100 horas de capacitação, quatro delas de conteúdo teórico, quatro de atividades práticas e as demais para desenvolvimento e aplicação do material fora e dentro do ambiente escolar.

Em 2022, 5.000 cadernetas foram impressas pela Tevisa para utilização na formação de professores, onde 14 escolas foram contempladas com o programa. Kits contendo material para desenvolvimento das oficinas também foram distribuídas, facilitando o trabalho do professor na aplicação do conteúdo do programa.

Publicado por KICK

Compartilhe

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.