No dia 19 de fevereiro, é celebrado o Dia do Esportista. Essa data, além de representar muitos colaboradores, representa as ações concretizadas dentro da empresa. De acordo com a gerente ambiental, Carolina Lago, desde 2017 há intervenções e programas voltados especificamente para melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
A técnica em Meio Ambiente da Tevisa, Marlene Gabriel, lembra que muitas intervenções realizadas dentro da usina abordam assuntos de relevância a saúde. “Em relação a esportes, temos em nossa programação anual o tema ‘Sedentarismo’, onde destacamos a importância da prática esportiva. Outro espaço em que abordamos com frequência o mesmo assunto é no Diálogo Diário de Segurança (DDS). Também não podemos esquecer que saúde sempre é discutido nas edições da SISSMA – Semana Interna de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente – e em nossa programação ‘Especial de Intervenções’. As intervenções buscam promover a conscientização da importância de se manter uma rotina de exercícios com informações e dinâmicas”, explica.
Além de mostrar como as ações são bem planejadas e pensadas para conscientização, Marlene ressalta que existem vários funcionários e terceirizados que praticam esportes, como ciclismo, corrida, jiu-jitsu e canoagem.
A educadora física, Tathiana Caetano, explicou que a busca pela prática de atividades físicas aumentou consideravelmente nos últimos meses. “A gente observa um número muito maior de pessoas que estão preocupadas em praticar algum tipo de atividade física. As pessoas não estão apenas buscando a questão da estética, mas estão preocupadas com a questão da saúde mesmo”, afirma.
Rotina x Trabalho
Algumas pessoas podem se questionar e dizer que não possuem tempo para praticar esportes. Acabam depositando a culpa em compromissos e tarefas do trabalho. Entretanto, é possível fazer simples mudanças no dia-a-dia. Estas mudanças irão favorecer, e muito, na melhora da qualidade de vida e saúde.
“Para pessoas que realmente não têm tempo nenhum de praticar algum esporte devido à rotina, é recomendado que elas coloquem dentro dessa rotina algumas práticas de atividade física simples. Um exemplo é o trajeto até o serviço. Elas podem substituir o transporte por uma bicicleta ou caminhada. Dentro do próprio ambiente de trabalho mesmo, pode-se evitar o uso de elevador e usar mais escadas. Existem essas possibilidades”, explica Tathiana.
A educadora física ainda reforça que essas atitudes e mudanças na rotina já são considerados hábitos saudáveis. O importante é o indivíduo se exercitar regularmente, onde coloque o corpo para se movimentar e haja um gasto de calorias.
Dicas saudáveis
Lembre-se: sua saúde em primeiro lugar!
Assim, siga algumas dicas de como levar uma vida mais saudável:
– Busque praticar atividades físicas regularmente;
– Escolha atividades físicas ou esportes que te atraiam – como academia, natação, luta, dança, corrida;
– Reduza a ingestão de sal;
– Aumente o consumo de água;
– Reduza o uso de bebidas alcoólicas.