O coronavírus mudou os hábitos da maioria dos brasileiros. Home office, isolamento, aumento no número de vezes que lavamos as mãos e redução ou suspensão de atendimentos ao vivo estão entre as orientações das autoridades. No entanto, hospitais, supermercados, farmácias, coleta de lixo e geração de energia não podem parar. São serviços essenciais e precisam continuar operando para a saúde, a segurança e o conforto da população.
Sem energia, os hospitais não funcionam, as farmácias não funcionam, os supermercados e os restaurantes que entregam comida também não conseguem trabalhar. O recolhimento de lixo fica comprometido, o isolamento doméstico ainda mais.
Afinal, imaginem estarmos trabalhando em casa, cuidando das crianças durante a suspensão das aulas, cozinhando, dormindo e acordando durante a quarentena sem luz, sem equipamentos eletrônicos, sem nosso programa favorito de TV para ajudar a passar o tempo, sem forma de nos comunicarmos com amigos e familiares que estão distantes?
Na Tevisa – Termelétrica Viana, as atividades de escritório estão funcionando em sistema de home office, conforme as medidas que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde indicaram como adequadas. A planta industrial está operando em stand by, com o empenho de colaboradores conscientes da importância que a energia tem, como serviço essencial, para o dia a dia das comunidades.
Para que não falte luz
São colaboradores como o supervisor Luiz Gustavo Ventura, integrante do grupo de operação da usina, composto ainda por outros 15 funcionários, divididos em quatro equipes. Com a pandemia, os quatro times foram transformados em oito, que agora trabalham em escalas diferentes, para reduzir os riscos de aglomeração e contágio.
“Desde o início da pandemia, a empresa procurou orientar seus colaboradores diretos e indiretos através de diversas ações de educação e prevenção. Nós da operação mantivemos as rotinas necessárias à prontidão operacional da usina e, em caso de necessidade, a outra metade da equipe, que ficou de sobreaviso, será acionada”, explica Ventura.
Leia também:
Agenda 2030 da ONU: todos juntos em ações para melhorar o planeta
Além disso, a Tevisa adotou o controle de temperatura corpórea na entrada da usina e intensificou a limpeza de mobiliários e ambientes de uso comum. Máscaras e álcool em gel também estão à disposição dos funcionários, que vêm sendo orientados a aumentar as medidas de higiene pessoal e a dividir com os gerentes qualquer tipo de informação sobre possíveis sintomas do coronavírus em familiares e pessoas próximas.
Todos os esforços são feitos no sentido de manter a operação, de modo a não prejudicar as necessidades da população, mas sem descuidar da saúde dos colaboradores. “Sinto uma imensa satisfação e senso de responsabilidade em dar a minha contribuição neste delicado momento, pois a energia elétrica é um insumo fundamental para a nossa sociedade”, avalia Ventura, que atua na Tevisa há quatro anos.
Por tudo isso, a dedicação desses funcionários que seguem trabalhando em meio à pandemia merece o nosso aplauso e o das nossas comunidades. Afinal, são muitos os envolvidos no esforço de não deixar faltar energia durante a pandemia.
Além disso, não custa reforçar também que cada um de nós precisa fazer a sua parte, seguindo as recomendações das autoridades de saúde para reduzir os riscos e diminuir a onda de contágio em massa da Covid-19. Entre as principais orientações estão:
- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, não esqueça e lavar as mãos.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
- Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
- Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.