A Tevisa realizou, de 17 a 21 de outubro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com o tema “Mente saudável, Corpo seguro”, e adotou um sistema híbrido para algumas palestras, de forma a compartilhar com toda a sociedade, via transmissão ao vivo e gratuita pelo Youtube, temas de interesse geral e de grande importância para a segurança e saúde de todos.
O primeiro evento virtual aconteceu no dia 18, às 15h e trouxe, em parceria com o Sesi, a palestra “Dependência tecnológica e qualidade de vida”, que foi ministrada pela terapeuta e psicanalista Renata Vidon. Na ocasião, a especialista trouxe dados sobre a Nomofobia (uma abreviação, do inglês, para no-mobile phobia), um quadro clínico provocado pela dependência dos recursos de tecnologia, especialmente o celular, e que provoca ataques de ansiedade, pânico, depressão etc,
“Estima-se que 10% dos brasileiros já estejam doentes com essa dependência. A pessoa não consegue ficar longe do celular e tem a saúde mental e comportamental afetada, passa a ter dificuldades para dormir, queda de produtividade, irritabilidade, angústia, ansiedade, entre outros. E esses sintomas são sinais de alerta. É preciso regular o tempo de exposição aos dispositivos eletrônicos, inclusive a TV, e respeitar mais os momentos de convívio social, com a família, e o tempo para si mesmo, para meditar, praticar exercícios físicos, ter lazer”, pontuou Renata.
Para ver a palestra na íntegra, basta acessar:
A programação também contou com transmissão da palestra “Se eu ajudar, pode melhorar?”, no dia 20 de outubro, 15h, no mesmo canal. Na exposição, Renata Vidon reforçou a importância de todos colaborarem para um ambiente corporativo saudável, por meio de parcerias sustentáveis, fortalecimento de equipes, otimizando processos e o pensamento seguro e exercendo influência positiva.
“Eu não posso ser egocêntrico, especialmente no ambiente de trabalho, e preservar não só pela minha vida, mas também pelas dos meus colegas de trabalho. Então, é preciso estar atento às regras, às orientações, e se dispor a ajudar. Da mesma forma, temos que aceitar ser ajudados, ter apoio dos colegas e estabelecer diálogo. Humildade e gratidão são fundamentais”, lembrou a especialista.
Para ver a palestra na íntegra, basta acessar:
Presenciais
Ações presenciais foram realizadas com a equipe ao longo da semana. Todas as manhãs, sessões de massoterapia foram oferecidas e às tardes foram alternadas com as palestras onlines e presenciais.
No dia 17 (segunda), além da abertura oficial com os gestores, um painel sobre o Setor de Manutenção, Operação e SSMA foi realizado e, na sequência, com a equipe do SESI, feita a apresentação teatral “Questão de atitude”. No dia 19, a especialista Renata Vidon foi à Tevisa e ministrou a palestra “Viver bem, que mal tem?”.
O encerramento, no dia 21 (sexta-feira), trouxe um treinamento de animais peçonhentos, com o doutor em Zoologia, Thiago Silva; palestra com a Gerente de SSMA, Rafaela Pizaneschi, sobre projetos ambientais e uma apresentação sobre gestão de CIPA 2022/2023.
SIPAT
O objetivo da SIPAT é conscientizar os empregados para evitar acidentes de trabalho e criar uma cultura de segurança e saúde dentro e fora da empresa.
A SIPAT surgiu em 1940, com a criação da Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes e, no ano de 1953, a publicação do Decreto-Lei 34.715, oficializou a SIPAT a semana dedicada à prevenção de acidentes de trabalho.
Publicado por KICK