Os meses de junho, julho e agosto são marcados por comemorações típicas, as festas caipiras – também chamadas de festas juninas, julinas e agostinas, respectivamente. Mesmo nesse clima de muita alegria e diversão, é necessário tomar alguns cuidados para não estragar a festa.
Consciente dos perigos da época – principalmente dos balões e fogos de artifício – a Termelétrica Viana faz um trabalho de prevenção, conforme explica a técnica em Meio Ambiente da empresa, Marlene F. Gabriel: “Nesse período, damos orientações específicas aos funcionários para estarmos mais alertas para o caso de surgirem balões que possam cair dentro da usina – especialmente em áreas de maior risco, como os tanques de armazenamento de combustíveis e nossa subestação”. Ela conta que a área externa da usina, por ser uma local de pastagem com vegetação chegando próximo aos limites da Tevisa, também requer um cuidado especial nessa época do ano. Ainda segundo Marlene, o assunto também é abordado no Diálogo Diário de Segurança, o DDS, sempre reforçando o foco na prevenção de acidentes.
Confira a seguir as principais dicas de segurança ambiental para você que quer fazer uma festa caipira.
CUIDADOS PARA UMA FESTA CAIPIRA SEM ACIDENTES:
– Balões: soltar balões além de perigoso é crime. O balão pode cair aceso em residências, florestas e indústrias, colocando a vida de pessoas e a natureza em risco.
– Opte por produtos legalizados e fuja dos materiais de fabricação caseira: em cada produto, há um especialista que pensou na sua segurança e montou as orientações para que não corra nenhum risco. Assim, para evitar acidentes, basta seguir as instruções da embalagem.
– Não solte fogos de artifício próximo a fios elétricos: é só o vento mudar de direção que os fogos podem ir de encontro aos fios e causar grandes estragos.
– Muito cuidado com a combinação de crianças e biribinhas (bombinhas que estouram quando jogadas ao chão). As faíscas podem atingir substâncias com potencial para incêndio – como o álcool, provocando acidentes.
– Fogueira: escolha um local aberto, como numa clareira ou à beira do rio. Antes, limpe bem onde você vai acender – qualquer resquício de folhas, por exemplo, pode ser perigoso na propagação do fogo. Depois de usá-la, verifique se as brasas estão apagadas e resfriadas.
– Quando estiver bebendo vinho ou quentão, não se aproxime muito da fogueira. Por serem inflamáveis, a proximidade das bebidas alcoólicas com as fogueiras pode causar acidentes.
– Se por algum descuido acontecer uma queimadura ou bolha, a dica é simples: lave o local com água corrente e limpa. Em seguida, cubra com um pano limpo e procure um médico. Não aplique pomadas, pasta de dente, pó de café e outras receitas caseiras.
TELEFONES ÚTEIS:
– 193 (Corpo de Bombeiros): para avisar a ocorrência de incêndio.
– 190 (Polícia Militar): para denunciar queimadas ilegais ou balões.
Lembre-se: a ligação é gratuita e a denúncia é anônima.