Com a instalação dos dez novos silenciadores a usina completa 100% do projeto de redução de ruídos!
.
O projeto de atenuação acústica da TEVISA, que vem recebendo investimentos na instalação de modernos silenciadores, desenvolvidos e fabricados na Alemanha exclusivamente para os motores da usina, chegou em sua fase final. Nos próximos dias, todas as vinte máquinas estarão com os novos silenciadores, completando o projeto de redução de ruídos, o que vai minimizar o desconforto acústico na vizinhança.
Apesar de atender aos limites sonoros impostos pela legislação vigente, a Tevisa trabalha na redução dos níveis de ruído gerados pela operação da usina, buscado atender a solicitação de moradores da comunidade vizinha (Areinha), e de acordo com Adriano de Melo Reis, responsável pelos projetos de melhoria da termelétrica, monitoramentos de impactos de ruído na comunidade já apontam que os investimentos foram um sucesso.
Adriano explica que existem três fontes de geração de ruído: as casas de máquinas, os radiadores – responsáveis pelo resfriamento dos motores e as chaminés. As duas primeiras fontes foram tratadas em 2017, recebendo investimentos na instalação de barreiras acústicas e de atenuadores. A terceira fonte são as chaminés, onde os silenciadores foram instalados.
“Desenvolvemos a engenharia com parceiros europeus e adquirimos dois protótipos que passaram por adaptações na estrutura existente para sua instalação. As medições sonoras realizadas com estas unidades confirmaram uma redução muito significativa de ruído e apontaram um grande ganho de conforto acústico. No início de 2018, novos investimentos foram feitos na aquisição e instalação dos silenciadores, completa Adriano.