Em abril, a Tevisa promoveu mais um das suas intervenções mensais. Dessa vez, o tema escolhido para a conversa foi “Poluição das Águas”, no qual foram abordados pontos como a diferença entre poluição e contaminação, como reconhecer se um rio é bom para utilização, o que é a eutrofização, entre outros.
A ação foi feita pela palestrante Tereza C. Pinto, que utilizou slides informativos e apoios visuais. Ao final, foi feito um momento de debate para que os trabalhadores conversassem sobre o tema, fizessem questionamentos e comentassem sobre atitudes que eles já tomam para evitar a poluição hídrica.
De acordo com a técnica em Meio Ambiente, Marlene F. Gabriel “Essa conversa no fim das apresentações são muito importantes para que o funcionário tenha a oportunidade de tirar dúvidas que muitas vezes acaba sendo compartilhada com todos, além de contar sobre as ações que adota”.
Ainda de acordo com a técnica, a intervenção buscou focar em conscientizar o público sobre a importância da mudança comportamental e promover uma visão sustentável sobre as suas atitudes, pois, seriam as pequenas ações que fazem a diferença.
O que é a eutrofização?
Um assunto abordado durante a palestra foi a Eutrofização. Ele é um processo de poluição causado principalmente pela ação humana, no qual causa a concentração de matéria orgânica nos ambientes aquáticos.
A eutrofização causa um aspecto turvo em rios e lagos, além de reduzir drasticamente a incidência de oxigênio e luz solar na água, gerando a morte de peixes e outros seres vivos. Despejo de lixo e esgoto em rios e lagos são as principais causas desse efeito.
Qual a diferença entre poluição e contaminação?
A água poluída é aquela que pode mudar de forma física e química uma determinada área, como o despejo de lixo em um rio. Ela é comumente causada pelo ser humano e pode afetar de forma direta ou indireta a vida e o bem-estar de pessoas, animais ou plantas.
Já uma água contaminada conta com agentes patogênicos em sua composição, o que pode causar doenças ao ser humano, como a cólera. Nem todo rio poluído pode estar contaminado, porém, a contaminação é considerada uma forma de poluição.
Como saber se a água de um rio está boa para utilização e consumo?
Geralmente, é necessário realizar alguns testes químicos para verificar se ela é verdadeiramente potável, como a averiguação do nível de pH. Entretanto, existem formas de verificar se um rio pode ser utilizado para outros fins, como a lavagem de roupa, utilização em descargas, etc.
O primeiro teste é checar a cor e cheiro do líquido: a ele precisa estar transparente e inodoro. Qualquer coloração ou cheiro pode indicar a incidência de outras substâncias que podem causar mal a humanos. Beber ou utilizar água contaminada pode causar uma série de doenças, como hepatite A, salmonela, leptospirose, conjuntivite, entre outras.