Outras duas térmicas do estado também estão entre as 90 maiores do ES, aponta o Anuário IEL
Conquistas honrosas merecem ser divididas e celebradas em grupo. Por isso, compartilhamos com todos uma importante notícia. Das oito maiores empresas dos setores de energia e saneamento que atuam no Espírito Santo, três pertencem ao Grupo de empresas: Linhares Geração (quarto lugar nesse ranking), Povoação Energia (na quinta posição) e Tevisa (na oitava colocação).
A presença das nossas usinas como protagonistas do segmento é um dos destaques da mais relevante e tradicional publicação voltada ao mercado empresarial capixaba, o Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo, produzido pelo Instituto Euvaldo Lodi.
A entidade, ligada à Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), também traz o ranking das Melhores Empresas do setor, lista em que a Linhares Geração desponta na terceira posição. As análises do anuário para a elaboração dos rankings consideram o desempenho financeiro das organizações com operações no Estado.
Linhares Geração, Povoação Energia e Tevisa estão, ainda, na lista que dá nome à publicação, fixando-se, respectivamente, na 41ª, na 45ª e na 90ª posição entre as 200 maiores empresas no Espírito Santo.
Na classificação das 200 Maiores e Melhores com controle de capital capixaba, a Linhares Geração aparece muito bem colocada, em 28º lugar (Maiores) e em 41º lugar (Melhores). Na lista das Melhores Empresas – Indústria, a companhia obteve um grande resultado ao figurar na nona colocação.
Mais motivos para comemorar
E não acabou. O anuário da Findes também traz listagens por indicadores financeiros. Mais uma vez, as empresas do Grupo comprovam sua consistência. A Linhares Geração é a sétima em lucro por empregado e a décima em “Receita Operacional Líquida (ROL por Empregado” e em “Ebitda” (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).
Já a Povoação Energia está em quarto em receita líquida por empregado. Nesta última categoria, a Tevisa também é destaque, na 20ª posição.
Critérios
Para elaborar o ranking das 200 Maiores, o IEL informa que utilizou o critério da receita operacional líquida, um indicador da contribuição da empresa para a sociedade em termos de recursos gerados com a venda de produtos e serviços.
Além da ROL, são fornecidas informações como receita bruta, Ebitda, lucro líquido, patrimônio líquido e número de empregados no Espírito Santo. Não menos importantes, são evidenciados ainda indicadores para análise econômico-financeira, como: rentabilidade do patrimônio líquido, liquidez corrente, endividamento.
Já a definição das 200 Melhores foi fundamentada em critérios de pontuação e peso. Para a participação nesse ranking, as seguintes informações foram requeridas: ativo total, ativo circulante, passivo circulante, patrimônio líquido do ano atual e do ano anterior, lucro líquido do exercício, ROL atual e anterior e número de colaboradores no Espírito Santo.
O lançamento do 27º Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas no Estado ocorreu no último dia 29 de novembro, durante a realização do Fórum IEL de Gestão, que contou com a Tevisa, a Linhares Geração e a Povoação Energia como patrocinadoras. Colaboradores do Grupo participaram do evento de apresentação da publicação.
Confira aqui o Anuário IEL , disponível para download.