Para falar sobre as perspectivas do setor energético, a décima primeira edição do Fórum Capixaba de Energia (Fenergia), reuniu especialistas, gestores públicos e privados, diretores, investidores e representantes das principais empresas e entidades do setor do país. O evento aconteceu em Vitória/ES, no dia 14 de outubro, e contou com a presença de colaboradores da Tevisa, interessados em saber todas as novidades do ramo.
O tema principal da Fenergia em 2019 foi “Competitividade e Investimentos” e contou com ampla programação envolvendo debates sobre as oportunidades para investimentos e ganhos de competitividade no setor produtivo. O gerente do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Durval Vieira de Freitas, destacou que “o foco do evento este ano é a energia alternativa e o gás como fonte energética”.
No setor de gás natural, o destaque foi a pauta sobre o Novo Modelo de Regulação proposto pelo Governo Federal. Tal mudança, irá proporcionar a ampliação de oportunidades de investimentos, graças a decorrência de ganhos de competitividade que essa normatização trouxe – principalmente para o setor produtivo. Ao Espírito Santo a perspectiva é ainda mais otimista: por já ter uma disponibilidade mais imediata do gás e uma localização geográfica estratégica, o Estado tende a ser amplamente beneficiado com essa nova regulamentação federal. Por isso, a importância do debate sobre o assunto desde já.
O Fórum, que teve a participação do Governador do Estado Renato Casagrande na cerimônia de abertura, também contou com painéis sobre outros temas, como: tendências do mercado de energia; a importância do gás no setor elétrico; o novo mercado de gás e oportunidades de investimento; além das perspectivas da energia fotovoltaica para o Espírito Santo.
SOLIDARIEDADE
Além de dialogar sobre as perspectivas do setor energético, o evento também realizou uma ação solidária, uma vez que todo o lucro obtido com as inscrições do XI Fórum Capixaba de Energia foi revertido em doação para o Asilo dos Idosos de Vitória.
Fundado em 1940, com o nome Sociedade de Assistência à Velhice Desamparada, o Asilo dos Idosos de Vitória tem como objetivo principal proteger e dar assistência moral e material aos idosos que ali residem em regime de internato, ou seja, moram no Asilo de Vitória e recebem visitas de familiares e amigos em dias específicos.