Projeto de pesquisa e desenvolvimento analisa a cadeia sucroalcooleira com vistas à produção de hidrogênio de baixo carbono, permitindo a redução de emissões de gás poluente
O foco em fontes limpas e sustentáveis tem ganhado cada vez mais relevância na Tevisa, na Linhares Geração S.A., na Povoação Energia e na Tropicália. As empresas estão empenhadas em um grande projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), denominado de Hidrogênio na Cadeia do Etanol.
Patrocinando essa iniciativa, as usinas pretendem ampliar o conhecimento das potencialidades da obtenção, processamento e custo que envolvem a cadeia do hidrogênio, com a finalidade de utilizá-lo para a produção de energia limpa. O objetivo é analisar a cadeia de valor da indústria sucroalcooleira com vistas à produção de hidrogênio de baixo carbono, permitindo a redução de emissões.
“Este P&D veio reforçar nosso entendimento das potencialidades do mercado e da obtenção do processamento, custo e tudo que envolve a cadeia do hidrogênio”, informa o engenheiro responsável pela área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) das empresas, Rogério Almeida.
Assista ao vídeo e entenda mais sobre o projeto
A execução do projeto está a cargo da empresa PSR, especializada no fornecimento global de serviços de consultoria, modelos computacionais e inovação em energia.
A equipe dessa organização explica que o hidrogênio verde renovável e o combustível sustentável de aviação, conhecido como SAF, são os energéticos derivados da cana-de-açúcar, o vegetal mais eficiente para captar energia solar, capturar o CO2 da atmosfera e água e produzir combustíveis líquidos, combustíveis inovadores e eletricidade.
O projeto teve início em julho de 2023, com previsão de conclusão para agosto de 2024.