Viana classificada com alerta para dengue

Já passa de 830 o número de casos de dengue neste verão no ES, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa/ES), e Viana recebeu estado de alerta por dengue pelo Ministério da Saúde no último levantamento, por ter um número relevantes de casos. Há ainda registrados no estado 16 casos de infecção pelo zika vírus e 14 de chikungunya, sendo que Viana aparece na lista de municípios com incidência de todos os vírus.

A diretora da Vigilância em Saúde de Viana, Camila Valder, explicou em declaração divulgada pela prefeitura que: “a população tem um papel fundamental no combate à dengue, uma vez que a maior parte dos criadouros são encontrados em residências. Então a limpeza nos quintais, calhas e outros locais que possam evitar acumulo de água é de suma importância neste trabalho”.

E o número pode aumentar se não houver a colaboração da população para um combate efetivo do Aedes Aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue e também de zika e chikungunya, outras duas doenças graves encontradas.

De acordo com Carolina Lago, gerente de meio ambiente da Termelétrica Viana – Tevisa, existe um programa de conscientização dos colaboradores da empresa e vistorias rígidas internas para que não se forme ambientes de proliferação do mosquito nas áreas da Usina. “Cada um tem que fazer a sua parte. É fundamental a prevenção, e também ficar atentos aos sintomas das doenças provocadas por esse mosquito, pois são perigosas e precisam de tratamento médico”, ressalta.

Confira os sintomas de cada doença e procure o serviço de saúde nesses casos:

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta > 38.5ºC.

Dores musculares intensas.

Dor ao movimentar os olhos.

Mal estar.

Vômitos persistentes.

Falta de apetite.

Dor de cabeça.

Manchas vermelhas no corpo.

Sangramento de mucosas.

Os principais sintomas da Chikungunya

Febre

Dor nas articulações.

Dor nas costas.

Dor de cabeça.

Erupções cutâneas.

Fadiga.

Náuseas.

Vômitos.

Mialgias.

OBS: Muitas pessoas infectadas não apresentarão sintomas, outras tem um quadro muito semelhante ao da dengue.

Os principais sintomas da Zika

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas.

Dor de cabeça.

Febre baixa.

Dores leves nas articulações, que pode persistir por aproximadamente um mês.

Manchas vermelhas na pele.

Coceira e vermelhidão nos olhos.

Inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos.

OBS: ATENÇÃO GESTANTES: o Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos confirmam a relação entre o vírus Zika e a microcefalia dos bebês.

ALERTA

Ao apresentar os sintomas de quaisquer dessas doenças, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Prevenção/Proteção

Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.

Nunca tome remédio por conta própria, fale com o seu médico ou com um profissional de saúde.

Combate ao Aedes Aegypti

  • Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
  • Tirar água dos pratos de plantas;
  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
  • Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
  • Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Compartilhe

Este site não coleta cookies e usa dados pessoais de acordo com o nosso Aviso de Privacidade . Para mais informações, consulte AQUI. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.